Brincar é o melhor remédio. O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj realiza, no dia 28 de maio, a nona edição da Jornada da Brinquedoteca do Hupe. O evento acontece das 9h às 17h, no auditório 90, campus Maracanã. Desta vez, a jornada celebra, também, o Dia Internacional do Brincar, com palestras, troca de experiências entre os profissionais, apresentações de casos de sucesso e demonstrações práticas das atividades lúdicas que encantam e transformam vidas.

‌Para participar do evento, os interessados devem se inscrever pelo formulário eletrônico e levar ao encontro 500 folhas de papel A4.

Espaços de acolhimento

Liliane Diniz destaca humanização hospitalar

‌Criadas há 23 anos, as brinquedotecas do Hupe, uma localizada no Ambulatório de Pediatria e outra na Enfermaria de Pediatria, acolhem crianças de zero a 12 anos e têm o objetivo de proporcionar às crianças e a seus acompanhantes momentos de descontração durante a espera para o atendimento, o exame médico e a internação, o que pode gerar ansiedade. Sob coordenação de Cândida Mirian e, mais recentemente, da técnica administrativa Liliane Diniz, a atividade facilita a elaboração e aceitabilidade da situação, além de estimular a interação e trocas de experiências entre crianças, adolescentes e adultos, resgatando o lúdico no universo hospitalar e ressaltando seu valor para recuperação da criança e seu desenvolvimento.

‌Nesse espaço de acolhimento, as crianças são convidadas a participar de atividades livres, podendo explorar, criar e exercitar a própria escolha, selecionando os brinquedos de acordo com seu desejo e interesse até a consulta. No caso das crianças já hospitalizadas, este é o momento em que elas podem afirmar seu desejo, escolhendo com quem e com o que irão brincar.

A equipe da Brinquedoteca do Hupe

‌“A brinquedoteca é um espaço lúdico, interativo e inclusivo que conta com o profissional brinquedista para promover o brincar livre, a socialização entre crianças, adolescentes e a equipe. Dentre as multifacetas do cuidar, a Brinquedoteca do Hupe cumpre o seu papel na humanização hospitalar, desenvolvendo diversas intervenções para garantir a legalidade do brincar nesse ambiente”, comenta a coordenadora Liliane Diniz.