“Doe sangue, doe vida”. A frase na faixa acima da portaria do Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, chama a atenção de todos que por ali passam para a importância do ato da doação. A recepção carinhosa e a sala de espera com o Maracanã pintado na parede criam um ambiente descontraído e agradável. Tudo pensado para que o setor, que passou por uma remodelação em dezembro do ano passado, aumentando a sua capacidade para 50 doadores diários, possa receber os interessados da melhor maneira possível.

Entre as melhorias promovidas pela remodelação está a adequação do espaço para atendimento aos doadores, assim como a área de processamento do sangue e laboratório de doador, de acordo com a recomendação da Superintendência de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro (Suvisa-RJ). A partir de uma otimização estrutural, foram criados ambientes como a área de pré-estoque e o consultório para atendimento de doador inapto. Além disso, a equipe recebeu três médicos – dois por meio de projetos do Hupe com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) e um por meio de concurso público –, dois técnicos de laboratório e uma enfermeira servidora para atuação na agência transfusional. Por fim, a climatização foi renovada e a área adequada com acessibilidade para doadores e equipe.

Segundo Flávia Bandeira, coordenadora do Banco de Sangue, a necessidade de recebimento de doações é permanente. “O Hospital Pedro Ernesto faz muitas cirurgias e até transplantes, então são sempre necessárias várias bolsas de sangue nos processos. Além disso, há pacientes que tratam doenças do sangue e precisam de diversas transfusões”, esclarece.

Equipe do Banco convida servidores a doarem sangue

A equipe do Banco de Sangue convida todos os servidores a conhecerem o espaço e, se possível, doarem sangue. Lembrando que, para quem trabalha sob o regime CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho prevê, em seu artigo 473, que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, por um dia, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Para doar, é necessário estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos. Também é preciso estar bem hidratado: a recomendação é que se beba muita água durante as horas anteriores ao momento da doação. É importante levar documento com foto e estar saudável. Pessoas com tatuagem podem doar desde que a tatuagem tenha sido feita há pelo menos seis meses.

O Banco de Sangue Herbert de Souza funciona de segunda a sexta, das 8h às 15h (exceto feriados). Para mais informações, ligue para (21) 2868-8134 ou acesse o perfil no Instagram.