O projeto de extensão “Exercício Físico e Promoção da Saúde para Servidores da Uerj”, do Laboratório de Fisiologia Aplicada à Educação Física da Universidade (Lafisaef), está com inscrições abertas gratuitamente para servidores com até 65 anos de idade interessados em se exercitar regularmente. Voltadas para funcionários ativos e inativos, as aulas, que ocorrem no 8º andar do campus Maracanã, utilizam práticas corporais e atividades físicas coletivas como ginástica, elementos da dança, aulas temáticas, esporte adaptado, relaxamento e meditação, a partir de vivências lúdicas e culturais.

Projeto promove atividades físicas coletivas

Segundo Ney Dio Brandão, educador físico e coordenador do projeto, o objetivo é reduzir a influência de fatores que aumentam o risco de doenças crônicas não transmissíveis e de doenças ocupacionais, que comprometem a saúde e a qualidade de vida do trabalhador.

O projeto integra o programa de extensão Práticas Corporais de Saúde, que conta com um histórico na promoção da saúde entre os servidores e até entre a comunidade externa. Tudo começou em 1985, quando, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, foi desenvolvido um programa em 24 postos de saúde para tratar hipertensos com exercício físico. Em 1998, houve uma divisão e surgiu, no Instituto de Educação Física, o Programa Educação Física, Condicionamento Físico e Promoção da Saúde, que atendia hipertensos e diabéticos. Em 2000, uma reorganização resultou nos projetos que atendem pacientes com fibromialgia, servidores e pessoas com fatores de risco para doença arterial coronariana.

O professor aposentado José Silvio de Oliveira Barbosa, que durante muitos anos encabeçou os projetos, aponta os resultados observados no atendimento aos servidores. “Os benefícios que mais constatamos foram redução do estresse, melhora na qualidade de vida e prevenção de lesões por esforço repetitivo”, relata.

Equipe Laboratório de Fisiologia Aplicada à Educação Física

De acordo com Brandão, a meta da equipe em 2024 é a retomada total do ritmo de trabalho de antes da pandemia. “Mesmo com as atividades online durante o distanciamento social, a demanda só está voltando este ano”, afirma o coordenador. “Minha expectativa é honrar a longa história de sucesso do projeto, oferecendo um serviço de excelência, acolhedor e que vá ao encontro dos objetivos propostos”, acrescenta.

As aulas acontecem todas as terças e quintas, das 8h às 9h15. Servidores com até 65 anos podem se inscrever pelos e-mails do coordenador Ney Dio Brandão: ney.barbosa@uerj.br ou neydiobr@gmail.com.