Proporcionar aos alunos de graduação da Uerj uma visão prática do jornalismo atual. Com esse objetivo, o professor Affonso Henriques Nunes, da Faculdade de Comunicação Social (FCS) coordena, desde junho de 2022, o projeto Prodocência “Atuação Contemporânea de Profissionais de Jornalismo”. Os integrantes têm a oportunidade de conhecer a rotina das redações, além de debater sobre o mercado de trabalho na área, entre outros assuntos relevantes, como o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

O processo envolve a realização de entrevistas, visitas às redações de veículos de imprensa, participação em reuniões de pauta e captação de imagens para produção de videorreportagens. A equipe, formada pelo coordenador e quatro bolsistas, desempenha todas as atividades, desde a concepção e apuração das informações, passando pelo contato com as fontes, gravação, escolha da trilha sonora, edição, até a finalização do material.

Trabalho de edição

O professor destaca o engajamento dos estudantes e a importância de identificar interesses e aprimorar habilidades ao longo do curso e das experiências acadêmicas, de estágio e em projetos como esse. “O resultado tem sido bastante positivo. Como orientador, não basta propor ações, é preciso criar condições favoráveis que mantenham os alunos motivados. Alguns são mais interessados em entrevistar, já outros se dedicam mais à edição. Então, é salutar que eles percebam qual é a maior afinidade de cada um, porque isso é muito importante na profissão de jornalista, que tem diversas possibilidades de atuação”, comenta.

Atualmente, o objeto de estudo do grupo é a revista Radis, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicação especializada na temática da saúde pública. A próxima etapa do projeto deve abordar uma emissora de rádio ou um podcast, ainda a ser definido. “Nosso objetivo é que os professores da Uerj e de outras instituições possam usar esses vídeos nas suas aulas, levando aos discentes as questões ali debatidas. As matérias são também uma maneira de atualizar as discussões sobre o que é ser jornalista e qual é a função social do jornalismo nos dias de hoje”, conclui Nunes.