Realizado pela Superintendência de Gestão de Pessoas, o Programa Capacit tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de competências e a progressão funcional na carreira dos servidores técnicos-administrativos, por meio da formação continuada.

Para atender aos critérios de aperfeiçoamento profissional do programa, o servidor deve contabilizar, anualmente, 45 horas em cursos de instituições legalmente reconhecidas, tendo o mínimo de 85% de frequência e nota final acima de sete. A escolha do curso deverá considerar as contribuições dos novos conhecimentos às rotinas de trabalho. A chefia imediata deve validar a seleção.

Conheça alguns cursos gratuitos:

– Gestão Estratégica com foco na Administração Pública
O objetivo é apresentar os principais elementos do assunto, como estratégia, motivação, estilos de liderança, inteligência emocional e comunicação institucional. O programa conta com 40 horas de carga horária e está disponível no site do Instituto Legislativo Brasileiro.

– Introdução a Libras
Surdez e sociedade, expressões faciais e legislação sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) são alguns dos temas do curso, que tem 60 horas de carga horária. Saiba mais no site da Escola Virtual de Governo.

– Série Ágora
Promovida pela SGP, em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da Uerj, a série conta com cinco palestras online, que vão ao ar de setembro de 2023 a janeiro de 2024. O ciclo contabiliza 15h, abordando temas como: “Gestão de pessoas no mundo em constante mudança”; “Tecnologias e vida saudável”; “Envelhecimento saudável e aprendizagem ao longo da vida”; “Os desafios nas relações interpessoais”; e “Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do trabalho”. Saiba mais no site da SGP.