É literalmente por meio de palavras, frases e parágrafos que a Editora da Uerj (Eduerj) escreve, há 30 anos, a sua história. Criado em maio de 1994, com edição executiva do ex-reitor Ivo Barbieri, o setor é responsável pela promoção, coordenação e regulamentação das atividades editoriais da Universidade, a fim de distribuir o conhecimento científico e acadêmico para a sociedade.

Com cerca de 600 títulos de diversas áreas do conhecimento publicados, a Eduerj tem uma média atual de 20 a 30 lançamentos por ano. Sua trajetória conta com a conquista de seis prêmios, como o Jabuti e o troféu da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), e, recentemente, incorporou a administração do Portal de Publicações Eletrônicas da Uerj, que reúne diversas revistas científicas online.

Gustavo Krause, editor executivo da Eduerj, ressalta que o papel das editoras universitárias se relaciona com a quebra da lógica mercadológica. “Temos a oportunidade de interagir e projetar o conhecimento que a academia produz para fora dos seus muros. Também podemos buscar e publicar clássicos do conhecimento e obras que não têm objetivo de lucro”, afirma.

Em celebração ao trabalho realizado há três décadas, a editora planeja lançar dois prêmios: Uerj Literatura e Divulgação Científica. Pendentes de aprovação no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe), as iniciativas pretendem alcançar autores que aspirem à publicação de suas obras originais. “A ideia é, inclusive, montarmos uma comissão julgadora formada por escritores e professores para seleção dos livros”, detalha Krause.

De acordo com o editor, o perfil dos autores é formado majoritariamente por professores universitários. “Não publicamos apenas docentes da Uerj, mas é necessário que o interessado tenha o título de doutorado”, explica. “Também estamos revisando o Manual de publicação Eduerj para torná-lo mais enxuto e objetivo”, acrescenta.

Democratização do conhecimento

Lançamento de ‘Quincas Borba’ na Livraria Eduerj

Outra iniciativa que busca incentivar a divulgação do conhecimento é a consolidação da coletânea “Eduerj de bolso – Série Vestibular”. A coleção, que já conta com os clássicos “O alienista”, de Machado de Assis, e “O crime do padre Amaro”, de Eça de Queirós, edita títulos indicados ao processo seletivo da Uerj. Para Vestibular Estadual 2025, o livro “Quincas Borba”, também machadiano, foi lançado no dia 18 de abril, na Livraria da Eduerj, em evento com leitura de trechos da obra pelo professor Gustavo Krause e convidados.

Para o coordenador de comunicação da editora, Ricardo Zentgraf, o desenvolvimento da série está alinhado ao objetivo do setor, que busca dialogar com a sociedade. “Uma de nossas funções é criar essa conexão entre o aluno e o Vestibular, fazendo a ponte para o cotidiano acadêmico da Universidade”, defende.

A Livraria da Eduerj oferece desconto de 20% em todos os seus títulos originais. Localizada em ponto estratégico, a loja se encontra no térreo, no hall dos elevadores, no campus Maracanã da Uerj, e também comercializa livros de outras editoras parceiras. Não deixe de visitar a Livraria! O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Conheça o site da Eduerj.