Fortalecer a transparência e promover a participação ativa da comunidade. Com esse objetivo, desde dezembro, os diversos componentes organizacionais vêm implementando os links da Ouvidoria-Geral da Uerj em seus sites. A iniciativa, regulada pela circular interna nº 323, contribui para a divulgação e consolidação dos canais de atendimento do órgão criado em 2000, o primeiro em uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro.

“Ao tornar a Ouvidoria mais acessível, incentivamos o controle social e a participação popular. Esta ação evidencia nosso compromisso em garantir que os direitos dos usuários sejam protegidos e suas vozes, ouvidas”, afirma a nova ouvidora-geral, Isabel Gomes. Segundo ela, a unidade desempenha um papel fundamental como um elo entre a comunidade universitária, incluindo estudantes e servidores, bem como o público em geral, e a administração da Uerj.

A ouvidora-geral da Uerj, Isabel Gomes

A função principal da Ouvidoria é receber, registrar e tratar as manifestações dos cidadãos relacionadas aos serviços prestados pela Universidade e à utilização dos recursos públicos. Isso abrange uma ampla gama de atividades, como o atendimento de reclamações, sugestões, elogios, denúncias e pedidos de informação.

“Sua importância vai além do tratamento de questões individuais. Ela atua como um mecanismo vital para o fomento da transparência e da governança participativa, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços realizados. Ao analisar as demandas recebidas, a Ouvidoria é capaz de identificar padrões, sugerir mudanças e influenciar na formulação de políticas internas que refletem as necessidades e expectativas da comunidade”, explica Isabel.

Para ela, quanto mais visível e acessível for a Ouvidoria, maior será a probabilidade da comunidade se engajar ativamente no processo de comunicação e feedback. “Isso não só aumenta a responsabilidade da instituição, mas também constrói um ambiente de confiança e cooperação, onde todos possam ter voz e a certeza de que suas preocupações serão ouvidas e tratadas de maneira efetiva”, acrescenta.

“A divulgação eficaz dos canais da Ouvidoria é crucial para fortalecer a relação entre a Uerj e a sociedade, assegurando um ambiente acadêmico mais transparente, responsivo e alinhado com as melhores práticas de gestão pública”, finaliza.

Foto: George Magaraia