Coordenadores do Dsea com a diretora Marcia Gonçalves (à direita)

Os candidatos que prestam o Vestibular Estadual nem imaginam o trabalho necessário para a execução das provas. A missão de planejar, coordenar e acompanhar a realização de todas as etapas pertinentes ao processo seletivo da Universidade é desempenhada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), que também realiza esforço conjunto com os outros setores da Pró-reitoria de Graduação (PR1) para obtenção de dados e diagnósticos sobre todas as formas de ingresso discente.

Ao todo, a unidade conta com 33 colaboradores, divididos em quatro coordenações: Acadêmica, capitaneada por Gisele de Carvalho; Administrativa, por Luiz Melo; Operacional, por Sonia Silva; e Informática, por Jorge Monteiro, além do Gabinete da direção, sob responsabilidade de Ana Claudia Santos. Juntos, são responsáveis por elaborar os editais, formar as bancas de avaliação, aplicar as provas e acompanhar o desenvolvimento de todas as fases do exame. “O Dsea é a porta de entrada dos graduandos da Universidade. Realizamos um processo seletivo que tem uma proposta acadêmica e uma série de cuidados técnicos que impulsionam a atuação do departamento”, salienta Marcia Gonçalves, diretora do setor e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

De acordo com a diretora, o desenho das provas é muito cuidadoso, com caráter técnico e estético esmerado, mas também artesanal, o que ressalta seu viés formativo. Gisele de Carvalho chama atenção para outro diferencial do Vestibular Estadual: o modelo adotado pela Uerj faz com que o candidato seja mais bem avaliado. “Ele tem, durante o ano de estudos, uma possibilidade de se autoavaliar, de olhar para o conteúdo do ensino médio com outra perspectiva”, afirma a coordenadora acadêmica.

Ana Claudia Santos, responsável pelo acompanhamento dos editais e servidora do Dsea há 25 anos, conta que os documentos são elaborados no departamento e, posteriormente, enviados para análise da Procuradoria-Geral da Uerj. “Sempre que temos alguma novidade, como a inclusão da Comissão Permanente de Validação das Autodeclarações (CPVA) no sistema de cotas, precisamos fazer a alteração, mas a experiência nos dá uma certa facilidade e tranquilidade nas tarefas que temos que realizar”, declara.

Além do Vestibular Estadual, o setor também é responsável pela realização das seleções para o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), dos processos de transferência externa, aproveitamento de estudos e do recente exame específico para vagas remanescentes, criado durante a pandemia de Covid-19, em 2021. Marcia destaca que essa alternativa busca solucionar a questão das vagas ociosas. “Olhar para isso com uma perspectiva de tentar, dentro do possível, solucionar e buscar alternativas sem perder a qualidade acadêmica é um cuidado da nova Reitoria e da Pró-reitoria de Graduação”, finaliza.